Futebol Juvenil

 

 

 

Vilanovense Futebol Clube 

 

**** BOAS FÉRIAS!! ****

**** POST RECOMENDADO A TODOS OS SIMPATIZANTES DO VILA - "MENSAGEM ESPECIAL" - POSTADO NO DIA 6 DE JUNHO ****

quinta-feira, novembro 16, 2006

Treinador de Bancada (6) Resposta aos Juvenis



Olá Malta!
Em primeiro lugar quero felicitar a coragem do JP por ter sido homenzinho, e finalmente acordar.
Depois quero vos dizer, que nunca foi intenção ofendê-los mas sim abaná-los. Não se entenda este post como um pedido de desculpa porque não o é.
É Verdade sou treinador de bancada e não percebo absolutamente nada de técnicas ou tácticas de Futebol. Por isso e como diz o JP num comentário que fez , penso eu por engano na rubrica O Mister, mas que era dirigida a mim, não passo da bancada. E diz muito bem.
A minha opinião nem sequer deveria ser levada em conta, pois se ficam melindrados pelo que diz um treinador de bancada que nem percebe nada disto, imagino como será se um dia lêem alguma critica a sério em algum jornal desportivo.
Se conseguirem usar essa irritação que estão neste momento, para com o treinador de bancada, para o campo no domingo e conseguirem transformá-la em jogo, até podem perder, mas só a vossa atitude vai valer a pena. E eu considero a minha missão cumprida.
Agora recapitulando um pouco, se pensarem bem vejam porque ficaram tão zangados.
Foi porque eu disse que iria fazer referência aos jogadores que tinham trabalhado em campo?
Quem trabalhar e der o seu melhor não tem nada a temer (não é obrigado a marcar golos).
Ponham a vossa mão na consciência, façam um introspecção, e pensem com que motivação têm andado a jogar ou a treinar.
Têm razões para isso?
È verdade Têm-nas ás carradas!
Mas já fizeram alguma coisa para mudar a situação?
Não!
È a ir para as "bombas" a 5 minutos da hora do começo do treino e passar nas barbas do treinador como se isso fosse normal?
È chegar atrasado muitas vezes ao campo para treinar quando já se está no balneário há imenso tempo?
È ir para a nigth nos dias precisamente antes dos jogos achar muito bem porque são jovens e precisam de se divertir?
Também acho que não.
Agora se vocês pensarem um bocadinho, se unirem mas com Garra e Força, conversarem com vosso treinador, para analisar o que podem fazer para mudar o que acham que é injusto, o que acham que deveria ser feito para melhorar o rendimento da Equipa. Não se deixarem influenciar por dois ou três meninos que até se estão a marimbar para isto e vocês sabem que o que estou a dizer é verdade, aí sim. A equipa volta a ser o que era!
Se vocês se conseguirem unir e esquecer certas diferenças que existem entre vocês, seja de idades, seja porque até nem fazem parte do grupinho das saídas, sejam quais forem, dentro da equipa tem que trabalhar em conjunto tem que aprender a respeitar-se mutuamente, aprender a conviver com os defeitos e as qualidades de cada um. Aí sim vamos ter uma grande Equipa.
Agora Nunca me podem acusar que eu não vos tenho defendido, mas sim atacado isso é pura mentira!
Leiam os posts para trás e vejam o que eu tenho tentado puxar por vós, o que eu tenho tentado apelar ao vosso espírito de equipa, muitas das coisas nem era para vocês jogadores em particular, mas sim equipa, pois uma equipa não só jogadores. Malta eu estou do VOSSO lado!
O que eu não gosto de ver é a vossa entrega á desmotivação.
Porque é verdade e eu fiz referência a isso, vocês no domingo com o Maia jogaram muito bem, e estiveram a milímetros de ganhar o jogo. Faltou o Quase?.
Faltou aquele bocadinho de raiva que era preciso para marcarem o golo da vitória.
Estão mais disciplinados a jogar, não trazem os cartões que já vinha a ser um hábito, passam melhor a bola, não há duvida que estão a avançar.

O Treinador de bancada não percebe nada de Futebol é certo, mas uma coisa sabe e isso ninguém pode discutir com ele, Espírito de equipa. Na sua vida profissional foi galardoado várias vezes com prémios de Espírito de grupo, Trabalho em equipa.

Como o conseguia?
Não era aos gritos, nem com intimidações, era incentivando o trabalho para obtenção dos resultados, distinguindo o trabalho de cada um individualmente, não admitia que um membro da equipa se achasse maioral, porque era mais forte, ajudava os mais fracos a ultrapassar os seus medos e anseios, ensinando-os e motivando-os, e depressa também eles se tornavam confiantes e fortes. Não deixava que o medo tomasse o lugar do respeito. Mas quando sentia falta de empenho e desrespeito por mim ou pelos colegas dava-lhes á escolha ou saíam ou mudavam de atitude.

Eu acho que tive sempre uma opinião positiva acerca dos Juvenis porque melhor que a maioria das pessoas eu sei quais as dificuldades que passam porque estou lá todos os dias, desde o ano passado, acompanho-vos a todos os jogos, sei o que sofrem o que sentem as condições que têm para trabalhar e como trabalham e sempre disse que não era fácil.
Muitas coisas que disse aqui, foi para lhes dar força e não o contrário.
Algumas pessoas acham que eu devia me calar, e não falar mais, porque estou a prejudicar a Equipa, se assim for e se for do desejo dos Juvenis em geral eu calo-me e não digo mais nada, apresento a minha demissão do blog e o Treinador de bancada deixa de existir. Para isso gostaria de ter a vossa opinião sincera, analisada a frio.
Gostaria que fossem crescidinhos e colocassem a vossa opinião nos comentários assinadas ou não, sem asneiras por favor para que possam ser publicadas, mas sinceras.
Porque o Treinador de Bancada não tem medo das criticas nem leva a mal que lhe digam que está errado, o que nunca vai deixar é que digam que está contra vocês isso é mentira!

Uma óptima semana para todos.
E muitas vitórias
Sempre vosso amigo
Treinador de Bancada

Rir é o Melhor Remédio


Anedotas
.
Portista

A equipa do FCP regressa de mais uma prova das competições europeias, a meio do voo surge o Diabo em pessoa, e logo ali descreve o destino de todos:
- "O avião vai cair, ninguém vai sobreviver. Vai tudo para o Inferno!".
Gilberto Madail, levanta-se e pede ao Diabo que reconsidere a sua decisão, pois Portugal vai ter um europeu de futebol, e ele é o elemento chave da organização.
Mourinho critica fortemente o Diabo, por tomar uma decisão sem pés nem cabeça, pois ele é demasiado perfeito para morrer.
O Rui Rio, acusa o Diabo de ser um instrumento do poder de Lisboa.
O presidente da Comissão de Arbitragem da Liga de Clubes, apenas afirma que está inocente.
O Pinto da Costa dirige-se ao Diabo, e troca umas breves palavras, ao fim do qual o Diabo desaparece. Reinaldo Teles sorri. O Avião aterra em segurança. Pasmados com o sucedido perguntam o que terá dito o Pinto da Costa ao Diabo. A que ele respondeu:
- " Na Federação mando eu, na equipa do FCP sou eu que mando, na cidade do Porto sou eu que decido, nos árbitros sou eu que mando. Se o avião cair, terei de me mudar para o Inferno!!! Como é que é ?!?!?!?!?!?!?!?! >

Sportinguista

Um adepto de futebol chega a uma loja de material desportivo e depara-se com uma infinidade de camisolas de clubes de futebol de Portugal e do Mundo. Só não vê a do seu clube: o Benfica. Meio sem graça, pergunta ao vendedor:
- Quanto custa a camisola do Real Madrid?
- 50 Euros.
- E a do Manchester ???
- Essa custa 75 Euros.
- E a do Sporting ?
- Oh meu amigo... Essa é a mais cara da loja por se tratar do melhor clube do Mundo, e custa 100 Euros.
Aí o pobre arrisca:
- Você não tem aí a do Benfica?
- Tenho sim. Está lá do outro lado, na prateleira das liquidações a 9,50 Euros!!
- Porra!!! Só 9,50 Euros??
- É promoção para queima de stock, essas porcarias não vendem...
- Então dê-me uma - estendendo uma nota de 10 Euros.
O vendedor vai até à caixa registadora, coça a cabeça e volta, e meio atrapalhado pergunta: - Desculpe, mas eu estou sem troco. Leva uma camisola do Porto para completar os 10 Euros?


Matraquilhos


Um grupo de anões resolve jogar futebol num domingo e alugam um campo. Formadas as equipas, cada um pega no seu equipamento, quando reparam que o campo de futebol não tem balneário. Resolvem então perguntar ao dono da tasca ao lado se podem utilizar a casa de banho para trocar de roupa. Entram na tasca, vão até à casa de banho, vestem-se e começam a sair da casa de banho. Um bêbado, que estava sentado ao balcão, vê passar por ele a equipa de azul, estranha, mas continua a beber. Quando, ao fim de pouco tempo, vê passar a equipa de vermelho, vira-se para o dono do bar e diz:
- Eu não me quero meter, mas os teus matraquilhos acabam de fugir...
(sabes anedotas, calinadas, coisas engraçadas? Envia-nos, que nós publicaremos com o teu nome)

quarta-feira, novembro 15, 2006

12º Jogador - Escolas do Sporting


.
O 12º Jogador pesquisou e encontrou um artigo que achou deveras interessante, ora leiam com atenção, se calhar não tem muito a ver com os jogadores. Mas qualquer das maneiras vale a pena ler. Vejamos como uma das melhores Escolas do Mundo, trabalha em formação.
Este artigo foi retirado na integra do site oficial do Sporting.



"...ESCOLAS ACADEMIA SPORTING

CONCEITO
A formação do jovem futebolista é um trabalho que não se circunscreve apenas aos conhecimentos sobre metodologia de treino, mas na necessária aplicação dos mesmos com base nos princípios pedagógicos, comunicando e motivando os praticantes. Mais do que treinar, é fundamental educar, uma vez que os jovens praticantes têm muitas solicitações e desde cedo são obrigados a optar, entre jogar ou sair com amigos, entre estar com a família ou treinar, dessa forma torna-se fundamental o acompanhamento do mesmo em todas as vertentes da sua vida.
A continuidade do processo de formação é fundamental, tal como a definição de objectivos e de conteúdos bem programados, pois o desenvolvimento equilibrado do jovem praticante não surge de geração espontânea.
O exercício de treino surge então como o meio através do qual o processo de formação se sustenta, pois é através deste que desenvolvemos no jogador os conhecimentos e as acções técnico-tácticas individuais e colectivas que constituem os temas de ensino.
Ao longo dos anos foi criada uma concepção da formação do jovem futebolista do Sporting Clube de Portugal, que se sustentou nas várias vertentes da sua vida; desportiva, pessoal e académica. Assim, considerámos importante neste momento em que a formação de jovens é tema central de debate da nossa sociedade colocar ao serviço da comunidade a experiência acumulada ao longo de anos de formação de jovens atletas.
Qualquer projecto de formação desportiva de jovens implica objectivos bem delineados, para que todos os seus intervenientes caminhem no mesmo sentido. São também estes que começam por criar a identidade do projecto, pois são os jovens que condicionam e orientam toda a intervenção subsequente.
O projecto Escolas Academia Sporting surge numa filosofia de clube, pois o Sporting Clube de Portugal, foi, é e continuará a ser a grande referência da formação de jovens através da prática de Futebol, tendo um modelo que mobilizará o entusiasmo de qualquer jovem através de uma aproximação descontraída à competição ocupando saudavelmente dos seus tempos livres, ensinando as regras básicas do futebol e desenvolvendo outras actividades desportivas e de lazer.
A criação da Escola de Futebol Academia Sporting teve como objectivos, a formação desportiva, a expanção e fidelização, no sentido de fomentar o espírito e os princípios da S.C.P., a descoberta de talentos e ainda a rentabilidade da escola. No âmbito da formação desportiva, é um pressuposto deste projecto contribuir para a formação dos jovens em todas as suas vertentes, desenvolvendo ainda o gosto e o hábito pela prática desportiva regular, criando assim hábitos de vida saudáveis. A Escola visa ainda ensinar, desenvolver e consolidar um conjunto de objectivos operacionais de carácter mais específico, sendo estes desenvolvidos no absoluto respeito dos princípios gerais e específicos do jogo.
A actividade das Escolas Academia Sporting desenvolve-se durante todo o período lectivo, de uma a seis vezes por semana dentro dos objectivos estabelecidos. Ao serviço dos jovens motivados pela modalidade mais popular do mundo, as Escolas Academia Sporting proporcionam a prática de futebol segundo esquemas semelhantes aos praticados nas equipas de formação do Sporting campeãs nacionais em vários escalões.
Quando abordamos a questão da metodologia de ensino e treino no desporto infantil e juvenil, teremos de nos centrar na relação entre o processo de desenvolvimento da criança e do jovem (crescimento e maturação) prolongado no tempo mas contínuo, irregular e individualizado e as exigências de preparação desportiva. Neste contexto torna-se fundamental adequar o ensino/treino às características individuais, condição para que se verifique uma acção favorável deste sobre a criança/jovem.
Contudo a valorização social do desporto e do Futebol em particular, tem fomentado a tendência da especialização precoce na perspectiva de encontrar crianças com potencialidades para a prática desportiva de alta competição, Procurando demasiado cedo uma preparação unilateral e especializada do jovem, contribuindo para uma preparação desportiva desadequada aos pressupostos do treino com crianças/jovens.
Os modelos de treino dos adultos têm sido repetidamente utilizados no treino com crianças e jovens, em pleno processo de desenvolvimento e induz prejuízos para estas enquanto indivíduos e cidadãos e enquanto praticantes desportivos, assim, a metodologia de treino e ensino de crianças/jovens deverá processar-se de forma regular e progressiva, estruturada a longo prazo, privilegiando os objectivos definidos dando também prioridade à formação e desenvolvimento da criança/jovem, e quanto mais baixa for a idade mais multilateral e geral deverá ser, relativizando o sucesso desportivo na modalidade, é esse um dos pressupostos das Escolas Academia Sporting.
Relativamente às actividades a desenvolver ao longo do ano, estas serão divididas em dois grupos, actividades internas e actividades externas.
As actividades internas têm como objectivo a participação das várias Academias Sporting em encontros nos seus espaços, permitindo desta forma o convívio entre todas e a identificação com a diversidade geográfica do projecto. Enquanto as actividades externas pressupõem a participação em actividades com entidades exteriores à academia (escolas de futebol, escolas públicas e privadas e colectividades ou associações desportivas).A coordenação nacional da Academia Sporting ficará responsável pela organização de formações internas, com o objectivo de desenvolver competências comuns nos treinadores das várias academias.
Será da responsabilidade dos coordenadores das várias academias a formação contínua dos seus treinadores, com o objectivo de optimizar a sua prática pedagógica, pois são estes que poderão detectar as dificuldades sentidas na aplicação da metodologia definida.
O Sporting Clube de Portugal, ao criar as Escolas Academia Sporting dá aos jovens a grande oportunidade de pertencer a uma das melhores escolas de futebol do mundo, não tendo para isso que se afastar do seu ambiente familiar..."


E pronto, espero que tenham gostado, há que aprender sempre com os melhores.
Pessoal amanhã é dia de gargalhada, apareçam!
Um Abraço para todos
O 12º

segunda-feira, novembro 13, 2006

Treinador de Bancada (5)




Viva Malta!

Mais uma jornada terminou.

Com muita alegria para uns e muita tristeza para outros.
De Parabéns estão mais uma vez os nossos Juniores, e os nossos Iniciados, as outras Equipas, Escolinhas, Infantis e Juvenis, valeu o esforço, e continuem a trabalhar sem baixar os braços.
Esta semana tive a oportunidade de conseguir ver os Iniciados e os Juvenis a jogar.
Apesar de ter "4 braços" falta-me mais corpos para poder estar em todos os jogos, como realmente gostaria, e enquanto não surgirem mais Treinadores de Bancada de todos os escalões terei que me cingir aos que consigo ver.

Ora aqui vai disto...

Começando pelo Juvenis que jogaram contra o Maia, podémos ver uma primeira parte bem jogada, a Equipa estava coesa, foi um jogo equilibrado, trocavam bem a bola, apesar de ver alguns jogadores distraídos ora com o cabelo, ora com os atacadores, meias que descaiam etc... mas enfim faz parte...é preciso manter uma boa"imagem" mesmo a jogar contra uma equipa forte e onde precisamos do máximo de concentração possível. Conseguimos acabar a primeira parte empatados 1-1.
Tudo levava a crer que com algum esforço, até poderíamos ganhar o jogo, pois não tínhamos visto nada de extraordinário, na equipa adversária.
Na segunda parte, a preocupação era tanta que até chegamos atrasados ao relvado (até parecia que o jogo estava ganho) claro que a atitude é tudo, mas atenção,
entramos com a nossa postura preferida, adoptada a algum tempo para cá, braços caídos olhos no chão, a de verdadeiros Vencedores.
A desconcentração tornou-se mais forte, alguns jogadores pareciam andar completamente perdidos, sem saber exactamente que posição ocupar, louva-se o esforço de alguns jogadores que lutaram até ao fim, que conseguiram manter os mesmos níveis de atenção do início ao fim do jogo.
Por outro lado, houve jogadores que andavam a passear no relvado.
E chegou o 2º golo da Equipa adversária, golo completamente consentido.
E pronto ok...trabalhar mais para quê?? Estava feito o resultado. Não vale a pena Lutar o melhor é desistir mesmo.
Desculpem o meu tom sarcástico, mas é o que podemos assistir, é o que se vê fora do relvado, é com o coração partido, que se assiste a um jogo onde existem 3 ou 4 jogadores a lutar a arranharem-se todos para conseguir um resultado, e vê-se outros tantos simplesmente a "treinar", que nem o golo é festejado. Caramba dá dó!.
Que está acontecer com esta equipa??? Que é que interiorizaram de maneira que nada vos faça lutar? Ainda não consegui ver um jogo vosso, que achasse que a equipa adversária fosse superior a vós. A única diferença que eu vejo é sempre, o nível de motivação, de esforço, de empenho, de competitividade. E isso está perfeitamente ao vosso alcance! E sabem que mais? Acho que todas as equipas do campeonato já sabem disso e usam-no contra vocês.
A partir da próxima semana farei referência ao jogadores individualmente, darei os parabéns aos que lutam até ao fim, pois eles merecem ser referidos porque se estão a esforçar. E aos jogadores que estão numa de deixa andar...só vos tenho a dizer... Fiquem em casa a jogar consola ou vão mas é pá nigth curtir e dêem lugar aos que querem trabalhar a sério. Sejam homenzinhos, tenham a coragem de dizer aos vossos pais e técnicos, que querem é curtir...que isto de ser jogador de futebol só se for para ser vedeta, porque dá muito trabalho ser jogador a sério e fazer parte de uma Equipa.
È verdade o Treinador de Bancada está zangado!
Está zangado, porque cada vez me convenço mais que algumas pessoas desta Equipa simplesmente não VESTEM A CAMISOLA DESTE CLUBE, estão-se a marimbar para a Equipa, ganham ou percam não é problema, não se conseguem motivar a elas próprias quanto mais aos que as rodeiam, só servem mesmo é para desmotivar, mandar abaixo, e se descerem...Azar...não posso fazer tudo sozinho...

Não tentam arranjar soluções, analisar o que realmente está mal, o porquê das coisas... é simplesmente um encolher os ombros como a dizer...não tenho nada a ver com isso... e isto...é muito triste, porque quando alguém cai, não é ao pontapé que se consegue levantar . Entendam-me como quizerem.

Só vos peço uma coisa, MALTA VAMOS A ACORDAR!!!!!!!


Quanto aos Iniciados:

PARABÉNS!!!
Grande Jogo pessoal!!!!
Estes meninos estão todos de Parabéns! Foi um jogo digno de profissionais. Até os pais da equipa adversária estavam admirados, como miúdos desta idade, tinham tanta concentração, fizeram um trabalho excelente, trabalharam em Equipa desde o primeiro ao ultimo minuto de jogo, lutaram com tanta raça e garra que pareciam que estavam na final do campeonato. È preciso lembrar, que esta equipa entra em campo e marca o seu primeiro golo aos 3 minutos, aos 31 marca o 2º golo dava gosto, entram na 2ª com a mesma raça que os caracteriza e marca o 3º no 1º minuto de jogo, e conseguem levar a Equipa com 3-0 quase até ao final, só no fim da 2ª parte o Salgueiros consegue aproveitar algum cansaço acumulado e marca os dois golos, Caramba encheu-me as medidas este jogo! Mais uma Vez não pela Vitória em si mas pelo Espírito de equipa, do trabalho desenvolvido por estes miúdos, que entraram em campo com um pensamento definido Ganhar o jogo! Quem viu estes miúdos o ano passado e os vê este ano?.só pode dizer uma coisa
PARABÉNS EQUIPA DOS INICIADOS! PARABÈNS MISTER JORGE!!!


PARABÉNS JUNIORES!

Também vocês merecem os meus Parabéns, sei que não tem sido fácil chegarem onde estão a chegar, a vossa luta também ela tem sido renhida, não tenho podido acompanhá-los, mas tento manter-me informado, alem disso assisto frequentemente a treinos vossos e sei que não tem sido fácil, mas com trabalho e acima de tudo o tal Espírito de Equipa que tanto falo dá os seus frutos, é preciso é acreditar sempre. E Trabalhar, malta vocês vão conseguir!! Acreditem!!

Para os outros escalões vai uma força muito grande, continuem a trabalhar e mantenham sempre o Espírito de Equipa!!

Sempre vosso Amigo

Treinador de Bancada

Comentem dêem a vossa opinião, o que acham que está mal ou bem, o que gostariam que mudasse..Opiniões precisam-se!

domingo, novembro 12, 2006

Iniciados - Jornada 8 (12 Novembro 2006)

Vila 3 - 2 Salgueiros



Ficha de Jogo



Tabela Classificativa

Juvenis - Jornada 12 (11 Novembro 2006)

Maia 2 - 1 Vila



Ficha de Jogo



Tabela Classificativa

Resultados dos Jogos do fim-de-semana 11 e 12 Novembro

Sábado, 11 Novembro 2006
Escolas
Oliveira do Douro 3 - 0 Vila

Infantis
Boavista 8 - 0 Vila

Juvenis
Maia 2 - 1 Vila

Domingo, 12 Novembro 2006
Juniores
Canidelo 0 - 3 Vila

Iniciados
Vila 3 - 2 Salgueiros

Introdução

Este Blog é dedicado às camadas jovens do Vilanovense Futebol Clube. Aqui a tua opinião é importante, colabora

Contacto

vilanovensejovem@gmail.com

Colaboradores

Força Vila (Administradores)
Helder Gomes - Coord. Técnico
Jorge Resende
Nélson Oliveira
O Mister
Escolas
Pais Presentes
Pedro Barros

Aniversariantes do Mês

Albuns de Fotos

Blogs a Visitar




Futebol e Formação

Mundo do Futebol

Hugo Tavares - Treinador de Futebol 11

Sites

Associação de Futebol Porto
Cidade do Futebol
Estádios do Mundo
Soccer Ball World

Posts recentes

Arquivo

08/10/06 15/10/06 22/10/06 29/10/06 05/11/06 12/11/06 19/11/06 26/11/06 03/12/06 10/12/06 17/12/06 31/12/06 07/01/07 14/01/07 21/01/07 28/01/07 04/02/07 11/02/07 18/02/07 25/02/07 04/03/07 11/03/07 18/03/07 25/03/07 01/04/07 08/04/07 15/04/07 22/04/07 29/04/07 06/05/07 13/05/07 27/05/07 03/06/07 10/06/07 17/06/07 24/06/07 08/07/07

Visitantes

Total visitas ao Blog

contador gratis

Estado do Tempo


Powered By